|
|
||||
Documentos:
» Pesquisar
|
» Secção de Caça Maior
Montaria do “Trovela”
Clube de Caça e Pesca de Ponte de Lima
Localidade: Ponte de Lima
Data: 26 de Fevereiro de 2011
Organização: Clube de Caça e Pesca de Ponte de Lima
Postos: 172
Matilhas: 16 (4 Galegas + 12 Portuguesas)
Área:
Resultado: 14 Javalis (2 navalheiros)
Excelente montaria, mesmo tendo em conta o elevado número de postos.Temos de nos lembrar que se tratava da mancha do “Trovela” em que todos gostam de participar pelo sua beleza e resultados obtidos, a organização é levada a cabo por pessoas ditas amadoras, que executam as suas tarefas com esforço e dedicação, com autentica paixão pela caça, ou seja, tomara as melhores organizações ditas profissionais do sector da caça, organizar a este nível.
O resultado final é reflexo do bom trabalho que se desenvolve no tratamento e bom cuidado da mancha.
Á chegada confirmava-se a inscrição e sorteavam-se as portas, de realçar a não existência de postos sobrantes, tudo foi efectuado dentro do horário previsto pela organização, ainda antes do “taco” o Director de Montaria (Vitor Cunha) prestou todas as informações relevantes, assim como alertou para os aspectos da segurança e respeito entre todos os intervenientes, foi facultado a todos um mapa da mancha que continha todas as informações importantes, realce para a indicação de entrada das matilhas e progressão das mesmas, informação extremamente importante.
O dia estava esplêndido, a colocação dos monteiros assim como a sua recolha decorreu sem problemas e sem demoras apesar do elevado número de postos a colocar.
Lançado o tradicional morteiro, deu-se inicio à montaria que esteve muito animada e onde se deram qualquer coisa como 115 tiros, ladras por todos os lados, monteiros em alerta continua, cães feridos pelos navalheiros, verificou-se uma constante actividade durante todo o período da montaria.
Pelas 16,00 horas foi lançado o morteiro anunciando o final. Assinale-se a boa eficiência na recolha das rezes, permitindo que, ainda antes de iniciar o Almoço/Jantar/Convívio já estava constituído o excelente quadro de caça com toda a dignidade e ordem, evidenciando um resultado excelente (14 javalis de grande porte, incluindo dois bons navalheiros) que regalou todos os presentes. E assim foi possível efectuar as fotografias da praxe. Durante o jantar foram sorteadas várias peças de vestuário, oferta do Grupo SPORTROFA, assim como uma espingarda calibre 12, entregue a um dos Monteiros presentes bafejado pela sorte no sorteio. O leilão dos javalis foi conduzido pelo mais competente leiloeira da Região Senhor Joaquim Sousa (Caxadinha), que ficou com o seu baptismo adiado para a próxima época.
Fotos: Senhor Gaspar Branco
|
|
© Portal das Freguesias, Todos os direitos reservados
|