Documentos:
» Pesquisar
Date Picker
» Secção de Caça Maior

Montaria do “Trovela”

Clube de Caça e Pesca de Ponte de Lima

 

Localidade: Ponte de Lima

Data: 26 de Fevereiro de 2011

Organização: Clube de Caça e Pesca de Ponte de Lima

Postos: 172

Matilhas: 16 (4 Galegas + 12 Portuguesas)

Área: 400 ha

Resultado: 14 Javalis (2 navalheiros)

 

Excelente montaria, mesmo tendo em conta o elevado número de postos.Temos de nos lembrar que se tratava da mancha do “Trovela” em que todos gostam de participar pelo sua beleza e resultados obtidos, a organização é levada a cabo por pessoas ditas amadoras, que executam as suas tarefas com esforço e dedicação, com autentica paixão pela caça, ou seja, tomara as melhores organizações ditas profissionais do sector da caça, organizar a este nível.

 

O resultado final é reflexo do bom trabalho que se desenvolve no tratamento e bom cuidado da mancha.

 

Á chegada confirmava-se a inscrição e sorteavam-se as portas, de realçar a não existência de postos sobrantes, tudo foi efectuado dentro do horário previsto pela organização, ainda antes do “taco” o Director de Montaria (Vitor Cunha) prestou todas as informações relevantes, assim como alertou para os aspectos da segurança e respeito entre todos os intervenientes, foi facultado a todos um mapa da mancha que continha todas as informações importantes, realce para a indicação de entrada das matilhas e progressão das mesmas, informação extremamente importante.

 

O dia estava esplêndido, a colocação dos monteiros assim como a sua recolha decorreu sem problemas e sem demoras apesar do elevado número de postos a colocar.

 

Lançado o tradicional morteiro, deu-se inicio à montaria que esteve muito animada e onde se deram qualquer coisa como 115 tiros, ladras por todos os lados, monteiros em alerta continua, cães feridos pelos navalheiros, verificou-se uma constante actividade durante todo o período da montaria.

 

Pelas 16,00 horas foi lançado o morteiro anunciando o final. Assinale-se a boa eficiência na recolha das rezes, permitindo que, ainda antes de iniciar o Almoço/Jantar/Convívio já estava constituído o excelente quadro de caça com toda a dignidade e ordem, evidenciando um resultado excelente (14 javalis de grande porte, incluindo dois bons navalheiros) que regalou todos os presentes. E assim foi possível efectuar as fotografias da praxe. Durante o jantar foram sorteadas várias peças de vestuário, oferta do Grupo SPORTROFA, assim como uma espingarda calibre 12, entregue a um dos Monteiros presentes bafejado pela sorte no sorteio. O leilão dos javalis foi conduzido pelo mais competente leiloeira da Região Senhor Joaquim Sousa (Caxadinha), que ficou com o seu baptismo adiado para a próxima época.

 

Fotos: Senhor Gaspar Branco

 

 

Montaria Cruz Vermelha di...
2020-01-14 10:28:00 Montaria Cruz Vermelha dia 30 de Janeiro 2020
Aberturas dos campos de t...
2019-03-19 07:29:00 Aberturas dos campos de treino da Associativa Cruz Vermelha
Abertura do campo de trei...
2017-03-04 22:59:00 Associativa de São Lourenço Abertura de campo de treino de Fornelos
Tempo Viana do Castelo